Notícias

Cadastro Positivo no Brasil

Publicado dia 03/07/2018 às 09h18min | Atualizado dia 03/07/2018 às 09h41min
O Cadastro Positivo, em breve, será a melhor opção para o Crédito no Brasil

     A Lei do Cadastro Positivo aprovada e recentemente regulamentada pelo Congresso Nacional é de grande importância para o desenvolvimento do crédito no Brasil, permitindo aos consumidores terem acesso ao credito de forma mais estruturada partindo do principio do score positivo, diferente do que estamos acostumados até agora que é o sistema do score negativo, ou seja, restritivo ou não. Nesse sentido, o que vale para a liberação do crédito e as condições desse crédito, será originária de um cadastro de bom pagador, portanto, quanto mais fiel pontual, melhores condições lhe serão proporcionada para liberação de recursos.

    Trata-se de um sistema já vigente em vários país desenvolvidos, como alguns países europeus e nos Estados Unidos. O maior obstáculo para o desenvolvimento desse sistema no Brasil era o formato de inserção dos cidadãos ao cadastro, que até então deveria ter a sua permissão, a partir de agora ele é inserido no Cadastro Positivo de forma automática, tornando essa ferramenta mais eficiente. A expectativa é de que, uma vez consolidado, o Cadastro Positivo possa forçar os bancos a diminuírem seus spreads mudando o cenário relativo a cobranças de juros em nosso país.

    A Associação Comercial de Itapeva esta acompanhando o processo de implantação e de como serão geradas as ferramentas que poderão aproveitar os recursos do cadastro em prol dos empresários e dos consumidores para poder apresentar às empresas associadas. 

Fonte: MKT ACIAI